O Supremo Tribunal Federal em 2011 reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo, como entidade familiar e assim houve um grande aumentou na procura de informações não somente sobre união homoafetiva, mas também dos direito em uma  separação de casais do mesmo sexo.

As leis e a aceitação jurídica ou social sobre este tema divergem ao redor do mundo  pela própria pluralidade de  crenças, culturas e questões sociais de cada região e país, mas o que se vê cada vez mais é que assim como os casamentos aumentaram, consequentes separações de casais do mesmo sexo também estão aumentando em todo mundo.

A união formal homoafetiva, assegura direitos não somente diante de separações, mas também no caso de morte de uma das partes, igualmente a de qualquer casal. 

Tirando as questões jurídicas, as mesmas dúvidas e dilemas são compartilhados e vividos na separação dos casais, pois sentimentos e ressentimentos não escolhem sexo, cor, religião ou raça.

Fontes

https://www.youtube.com/watch?v=0g8hef4WFAU

https://exame.com/seu-dinheiro/tenho-direito-aos-bens-se-me-separar-de-uma-uniao-homoafetiva/ 

Advogado adalberto video sobre partilha e duvidas uniao homo, imovel do casal.https://www.youtube.com/watch?v=XEQ8UVnsSe8

Adv Adalberto video sobre uniao estavel homoafetiva

https://www.acessa.com/zonapink/arquivo/2016/08/19-uniao-estavel-homoafetiva-garante-todos-direitos-protecoes-casal/ Esse foi o texto que mais gostei sobre assunto

https://www.revistaencontro.com.br/canal/comportamento/2019/01/quais-os-direitos-de-uma-uniao-homoafetiva.html