Dessa forma, o processo psicológico geralmente se desenvolve em cinco fases ou etapas, que não necessariamente seguem uma ordem cronológica, podendo muitas vezes surgirem em pares ou “siamesas” entre si! E a duração delas dependendo muito de você, podendo variar de meses ou até a eternidade!!! Vamos a elas:
- Fase da Negação: Despertada no momento da separação, funciona como um choque inicial gerado pelo sentimento de perda e abandono interno.
- Fase da Raiva: Fase cujas sensações de frustração, impotência, injustiça e até mesmo de culpa se estabelecem fortemente.
- Fase da Aceitação (leia-se negociação): Quando, geralmente, uma das partes tenta resolver os conflitos da “Faixa de Gaza”. Nesta fase, mesmo se sentindo prejudicado, o lado mais inteligente resolve acenar com a bandeira branca.
- Fase da Depressão: Gerada pela desesperança, isolamento e fraqueza emocional, pode ser também uma das primeiras a aparecer e acompanhar as outras fases, potencializando conflitos internos e externos.
- Fase de Superação Emocional: Quando se toma consciência de toda mudança e fortalece a lição de que aprender pelo amor ou pela dor faz parte da vida das pessoas, tratando-se de uma escolha, não um destino.
Agora, segue uma lista de dicas preciosas em termos de atitudes a serem tomadas nesse processo de separação:
- Um fator muito importante para se obter o equilíbrio é ponderação. Portanto, não se deve utilizar a famosa fórmula irracional conhecida como “8 ou 80” em toda e qualquer atitude a ser tomada.
- A máxima “olho por olho dente por dente” é a fórmula mais eficaz de alongar o tempo de conflitos!!!
- Coloque na cabeceira de sua mente para não esquecer: Não há arma de defesa mais poderosa que o silêncio.
- Permita se autoconhecer novamente, alimentando pouco a pouco sua mente com bons livros, filmes, histórias.
- Existem inúmeras atividades para exercitar corpo e mente. Vá à academia, faça caminhadas, medite, experimente as artes marciais, o boxe…canse seu corpo para relaxar sua cabeça!!!
- Lembre-se de que nunca é tarde para recomeçar qualquer projeto pessoal ou profissional.
- Estar sempre em contato com amigos e familiares é uma boa saída para não se sentir só. Não faça da televisão e sofá seus maiores companheiros.
- Faça viagens, de carro, avião…sozinho ou acompanhado de amigos. Pode ser nas proximidades ou muiiito longe, aquela viagem dos sonhos que você planejava há muito tempo e nunca deu certo…respire ares novos !