Bem Estar

Exercícios Físicos 

Movimentar-se é a primeira orientação que qualquer especialista, principalmente da área da saúde, irá dar e não somente aos recém- separados. Pois praticar atividades só irá somar à sua saúde física e mental de forma positiva. 

E, hoje em dia contamos com diversas opções e facilidades que permitem com que, em qualquer idade, situação ou bolso possamos sair da inércia física (e mental).  Por isso, seguem algumas dicas listadas de uma forma prática para ajudar você a escolher qual melhor se encaixa no seu perfil.  

Mas lembre-se, sempre antes de começar qualquer atividade física, procure um médico de sua confiança para te avaliar e, se necessário, fazer exames para que você não ultrapasse seus limites nem faça algo que possa causar algum dano maior. 

  • Caminhadas ao ar livre: Sem custo nenhum, caminhadas podem ser feitas na rua, em parques, dentro do seu próprio condomínio, bairro…. O importante é caminhar. E o bacana dessa pratica é que você pode realizá-la sozinho(a), ouvindo uma música com fone de ouvido, ou até mesmo acompanhado(a) de amigos ou familiares. 
  • Yoga: Existem diversos tipos dessa prática, mas podemos citar como indicada para iniciantes a Hatha Yoga (associada à pratica de postura e exercícios de respiração), que oxigena o cérebro e alivia estresses e fadigas, e a Raja Yoga (voltada para a meditação e prática de controle   mental) que ajuda a relaxar os pensamentos e ideias. Ambas as modalidades são indicadas aos recém-separados que, geralmente, estão passando por pressões de todos os lados. Hoje em dia existem vários locais dedicados à prática, seja em centros especializados ou mesmo dentro de academias. 
  • Meditação: Técnica milenar que está em alta no mundo todo. Geralmente, requer informações e ajuda de um profissional no início de sua prática, para entender o que ela pode fazer por você e todos benefícios que pode trazer, quando incluída no seu plano de bem-estar. De origem hindu, baseada em focar e concentrar a mente alinhando-a a seu corpo, cria um equilíbrio único e singular com a ajuda da postura, respiração, devoção e persistência. É uma atividade difícil de começar e muitas pessoas desistem nas primeiras aulas ou experiências. Por isso, sempre reforçamos a ajuda de um profissional ou uma referência inicial. Para recém-separados e pessoas com a mente conturbada por um divórcio é muito recomendada, pois traz o equilíbrio, a serenidade e o autocontrole, além de conter a raiva. Saiba que, como toda prática que produz resultado a médio e longo prazos, necessita de disciplina!!!  
  • Andar de bicicleta: É outra atividade que pode ser feita ao ar livre, sozinho(a) ou acompanhado(a) e, em grande parte das vezes, em grupo, o que pode se tornar divertido. Combinar com amigos naquele sábado quando geralmente faria algo sem graça com o(a) ex e se jogar numa aventura envolvendo-se com natureza! Aproveite para renovar as fotos das redes sociais ou, até mesmo, quem sabe, dar uma quebrada na rotina para aqueles(as) que estão na mesmice dos finais de semana. 
  • Tomar sol e nadar: Outra atividade que será muito bem-vinda é ir para a piscina, tomar um sol. Pois, além de “pegar uma corzinha” para mudar o visual, é fonte de vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio para o organismo, prevenindo doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Caso você não tenha piscina em casa, procure um clube na sua cidade ou ligue para aquele amigo que você tem carinho e aproveite para colocar o papo em dia e se divertir um pouco à luz do sol.  
  • Academia:  Muito comum nos dias de hoje e com uma demanda crescente pela busca do “saudável”. Elas estão por toda parte e, dada à crescente concorrência, estão cada vez mais acessíveis nos preços e planos. Com certeza você encontrará alguma que vai atender seu perfil e bolso.   
  • Zumba: De origem colombiana, essa modalidade aeróbica se tornou um sucesso nas academias ao redor do mundo, pois mistura a atividade física com o incentivo sonoro. A prática é baseada e toda induzida por meio de ritmos sem pausas que diminuem e elevam o ritmo cardíaco, gerando ótimos resultados e, principalmente, a perda de peso. Diferentemente do que se imagina, não é necessário saber dançar para eleger essa modalidade como uma forma de trazer benefícios e bem-estar ao seu dia-dia. As aulas são conduzidas por um instrutor, que realiza os movimentos com os alunos de forma calma, para que todos possam segui-lo. 
  • Natação:  Além de ser uma atividade física que proporciona grande queima de gordura e aumento do condicionamento físico, é excelente para todas as idades, pois a água diminui o peso e impacto e ainda melhora a circulação sanguínea, tonificando os músculos e reduzindo o estresse. Existem diversas academias e clubes que oferecem essa modalidade por preços muito acessíveis.
  • Futebol: Antes considerado masculino, este vem crescendo muito também entre as mulheres. Ele ajuda na perda de peso, acelera metabolismo, propicia socialização dos envolvidos e melhora muito a condição física de modo geral. Agora pode ser a hora de retomar este esporte sem que seu(sua) ex revire os olhos pra cima ao saber que treinará com os amigos… 
  • Hidroginástica: Atividade em crescente demanda para todas as idades. Principalmente para pessoas com problemas nas articulações e com sobrepeso, uma vez que gera menor impacto na sua prática, já que é realizada dentro da água. Diferente da natação, pode ser considerada mais uma terapia, com movimentos mais leves e com ritmo geralmente menor que a natação em si. Porém ambas as modalidades caminham juntas e os valores dos planos costumam ser bem parecidos. 
  • Pilates: Sem contraindicações e, de maneira geral, pode ser praticado por todas as idades. Método desenvolvido na Alemanha com baixo impacto voltado para o bem-estar e estética corporal, buscando uma melhor qualidade de vida além de beneficiar muito a respiração e corrigir posturas. Ele ajuda a criar uma ligação entre corpo e mente por meio da respiração e conta com a ajuda de molas, elásticos e o peso do próprio corpo, o que aumenta a flexibilidade.  
  • Hipismo: Pode ser considerada tanto como atividade física como um hobby.  Além de manter o corpo em movimento, esse esporte traz benefícios à saúde dos praticantes como ativação muscular, tonificação, manutenção de massa óssea, desenvolvimento da coordenação motora, ritmo e equilíbrio reduzindo níveis de estresse. Para aqueles(as) que estão passando por separação, pode ajudar na melhoria da autoconfiança, aproximando os montadores do animal e da natureza. Indicado também para crianças e jovens que estão passando por momentos turbulentos na vida social e pessoal. 
  • Artes Marciais: Atividades milenares que conquistam cada vez mais adeptos e muito usadas para autodefesa, trabalham diretamente a parte física e mental. Podem ser indicadas para todas as idades já que possuem vários graus e formas de serem aplicadas. São também bastante procuradas por trazerem benefícios físicos com alta queima calórica, fortalecimento de músculos, melhoria no controle de reflexos e coordenação motora, além de estimularem a disciplina e o autoconhecimento.  

Dentre as variadas formas de atividades dessa modalidade, podemos citar: 

Kung-Fu: Criado na China com base na defesa do mundo animal, as manobras e técnicas vieram da observação da forma como os animais se defendiam e lutavam. Essas técnicas foram levadas a campos de batalhas mesclando habilidades com armas brancas como facão, lança, bastão e espada ou até mesmo com mãos vazias. Para os praticantes terem sucesso nos treinos são requeridas muita prática e disciplina, mas os benefícios físicos e mentais são sentidos precocemente. 
Jiu-Jitsu: Proveniente do Japão, traz em sua estrutura os mesmos conceitos do Kung-Fu usando mais o corpo como gatilho e alavanca, além de pressão e torção em impulsos, com o intuito de derrubar o oponente. Os treinos são geralmente simulados em combate entre duas pessoas adversárias.  
Taekwondo: Arte marcial de origem coreana que utiliza muito as pernas, com golpes principalmente acima da linha da cintura e na cabeça. Além de trazer os mesmos benefícios que as demais, proporciona um grande aumento na elasticidade. 
Krav Maga: Originária de Israel, com movimentos simples, rápidos e curtos, também traz o conceito de defesa própria utilizando todo corpo e desenvolvendo agilidade e destreza nos reflexos para possíveis perigos ao redor. 
Muay Thai: De origem Tailandesa, está se popularizando cada vez mais entre os homens e muitas mulheres por ser uma das artes que mais tonifica a estrutura corporal dos praticantes. Com treinos bastante intensos associados a movimentos de defesa e ataque, além de uma boa parte aeróbica com corridas, flexões, abdominais e alongamentos. 

Todas as Artes Marciais acima mencionadas possuem características próprias, provenientes de sua origem com suas particularidades e regras. Faça uma aula experimental para descobrir qual se encaixa mais no seu perfil!

Sobre o Separe e Supere

Esta plataforma nasceu de uma experiência pessoal (talvez a mais desafiadora de todas que já enfrentei), de quando me senti dentro de um furacão, girando em círculos, acompanhado de vacas, pedaços de cercas, muita poeira, em total confusão.

Publicações recentes

Categoria

Tags

    Todo conteúdo deste site é legalmente protegido e não pode ser utilizado, reproduzidos, modificados ou distribuídos sem o consentimento por escrito da Separe e Supere.

    Outras páginas